12 setembro 2009

Surface to air

Tava lembrando que, mês passado, minha noiva falou que assistiu na tv uma reportagem sobre uma mulher que via cores e sentia gostos quando ouvia determinadas músicas. Sinestesia. Algo muito raro que tem a ver com as conexões do cérebro e que permite que uma pessoa ative mais de um sentido a partir de um único. Ouve uma música e enxerga uma cor, enxerga um movimento e sente um sabor. Entende?

Achei estranho quando soube do assunto no Fantástico, mas depois vi que é menos subjetivo do que parece. Até porque na verdade, acho que todo mundo tem um pouco disso mas não tão claro. Já te aconteceu de você estar em algum lugar e se sentir mal de estar ali sem motivo aparente? Acho que já vai pra um sexto sentido, mas enfim... não deixa de ser...

As vezes tenho algo assim, mas não de verdade como essas pessoas tem. Simplesmente imagino mil coisas e tenho insights, flashs, lights e outros clarões em inglês . Quero então compartilhar uma das músicas que sempre faz muito isso comigo. A letra no iniciozinho diz "Please help to make the world you're livin' in better". Vez em quando tô trabalhando e deixo ela tocando trocentas e poucas vezes. O próprio título é algo meio sinestésico. Superfície. Ar. Música.

Esse vídeo é uma animação não-oficial para a música mas que, acho eu, tem a ver com a viagem do cara quando ouve a música. Se quiser feche os olhos pra ouvir, senão pega uma carona na onda dele... Sem mais delongas, com vocês: Tom Rowlands e Ed Simons - Chemical Brothers !



***Aproveito pra sugerir que ouçam também "Denmark" e "Star Guitar".

Nenhum comentário: