18 dezembro 2005

A volta do pensamento


- 1 -
Penso em subir a calçada
E penso também que...
Estou aqui dentro de uma necessidade
A necessidade de orar
De mostrar o que penso

E por que?

Sinto uma vontade de falar
É uma coisa pessoal

-2-
Por que o ser humano
Tem poder pra fazer o que quer
Basta querer

E eu quero!

-3-
Quero caminhar pela cidade à noite
Iluminada por lampiões

Tocada por violeiros e por realejos
Louvada na voz de cantores e poetas

Quero ver o amor nos olhos dos casais
E a vontade de comer bem
Suprida no rosto dos animais

-4-
Vou sair pelas ruas de pedra
Ouvir boa musica
Encontrar a menina que me beijou na noite passada
Quebrando o clima de um pesadelo mau sonhado

Me beijou e saiu sem falar nada
Com um cachorro amarrado na coleira
E uma flor de papel na outra mão
Um vestido amarelo e um lenço (se fazendo de prendedor de cabelo )

Cabelos negros tão compridos como as cordas do meu violão
Olhos escuros como as estrelas no céu na película da minha máquina
Um caminhar tão leve como os passos de um pássaro prestes a alçar vôo

Essa menina me fez sonhar o resto da noite (e do dia)
Esperando a hora do nosso encontro
Onde irá começar outra fase dessa vida de andarilho
Onde eu poderei descansar as doces palavras
Guardadas a tanto tempo na memória
E que talvez tenha que modifcá-las
Pois algumas já não sinto com tanta força
E outras estão muito mais vivas em mim

E outras me vêm como novidade
Como o nascer do sol inesperado

-5-
Sairei pelas ruas à buscar
Sei o fim da história
Por isso ando com passos seguros
Pra chegar no começo (ou antes)

Minha guia é a luz dos postes acesos
Por um acendedor de lampiões
Que sentindo minha necessidade
Ouve o meu cantar no som dos meus passos
Que por hora segue descalço
Subindo o meio fio e encontrando a calçada

Vinicius Gonçalves, 18-12-05

(#8 Musicians, pintura de Sergey Makushin)

Um comentário:

Anônimo disse...

eu gsotei do numero 4

e o outro ai em cima eu leio depois q eu to morrendo de sono


adoro tu